Quais os principais bancos de dados e suas diferenças?

Quais os principais bancos de dados e quais suas diferenças?

Os bancos de dados são cruciais para que as organizações, possam se desenvolver tecnologicamente e continuem evoluindo com segurança. Atualmente, as maiores empresas do setor público, às indústrias de alta tecnologia, e a infraestrutura de todas as organizações se baseiam no gerenciamento de dados para tomar decisões importantes. Dados, inteligência e informações, em muitos casos, podem ser o que diferencia uma empresa de sucesso para uma empresa comum.

Decidimos criar esse conteúdo para te auxiliar a entender, quais os principais bancos de dados e suas diferenças. Confira!

O que é banco de dados?

O banco de dados é a organização e armazenagem de informações sobre um domínio específico. De forma mais simples, é o agrupamento de dados que tratam do mesmo assunto, e que precisam ser armazenados para segurança ou conferência futura.  É comum que empresas tenham diversas informações que precisam ser organizadas e disponibilizadas dentro do negócio para que sejam consultadas posteriormente pela equipe e pela gerência.

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de bancos de dados. Vamos lá!

1. Oracle

O mais utilizado no mundo, literalmente domina o mercado a anos.  Foi lançado no final dos anos 70, tendo como linguagem de programação oficial o PL/SQL. Suas funcionalidades priorizam a segurança e têm uma ampla gama de recursos.

A Oracle conta com recursos de segurança e performance considerados essenciais para empresas que têm aplicações críticas e dados em grande escala. Por isso, é mais indicado para grandes organizações ou aplicações que possuem requisitos de negócios mais complexos.

Confiável, robusto, e seguro, pode ser instalado em múltiplas plataformas, como Unix, Linux, HP/UX, BIM AIX, IBM VMS e Windows.

No entanto é preciso investir em hardware para não danificar  o desempenho da aplicação. Sua documentação é bastante especificada, o que permite que o desenvolvedor conheça bem os seus recursos.

Além da base de dados, a Oracle oferece uma suíte de desenvolvimento (Oracle Developer Suite), que é utilizada na produção de programas computacionais que interagem com a sua base de dados. 

A Accerte Tecnologia, é uma empresa Gold Partner Oracle, especializada no fornecimento de soluções de Banco de Dados ORACLE “On Premisses” ou Cloud, Sistemas Analíticos e na prestação de serviços especializados com monitoramento 24 x7.

Estamos há 10 anos no mercado, atuando com a melhor estratégia em serviços prestados através de tecnologia avançada, processos implementados, colaboradores altamente qualificados e assegurando assim a qualidade nos serviços prestados.

 2. PostgreSQL

Outra opção muito usada  para sistemas Web, inclusive por grandes companhias como a Apple, Skype e o  Metrô-SP. Open Source, desenvolvido pela PostgreSQL Global Development Group. 

É um dos SGDB’s avançado, com muitos recursos como chaves estrangeiras, facilidade de acesso, consultas complexas e integridade transacional. Muita semelhança com o Oracle, devido à sua linguagem e estrutura, porém não é tão refinado quanto ele e não exige um hardware poderoso.

As principais vantagens em seu uso são relacionadas à economia e ao alto desempenho oferecidos pelo SGBD. Podendo suportar um intenso fluxo de dados com garantia de segurança e estabilidade, e com um preço acessível.

3. DB2

Um banco de dados que oferece flexibilidade, escalabilidade, desempenho,e confiabilidade para empresas de qualquer porte.

DB2 é o sistema de banco de dados relacionais produzido pela IBM em 1983, por muitos anos, o DB2 era exclusivamente para os mainframes da IBM, sendo posteriormente introduzidos para outras plataformas de servidores, como o Unix, Windows, Linux e PDAs.

Sua linguagem de programação é o SQL e suas versões estão disponíveis para diversos tipos de computadores, que vão desde smartphones até grandes sistemas de mainframe. 

O DB2 é vendido em diferentes licenças, o que evita que os consumidores paguem por funcionalidades desnecessárias.

O IBM DB2 é recomendado para soluções corporativas, por ser otimizado para proporcionar o melhor desempenho do setor com uma redução de custos.  

4. NoSQL

Criado em 1998 como um banco de dados não relacional de código aberto. A partir da propagação nas redes sociais e do avanço da geração de conteúdo por dispositivos, o armazenamento de dados com o objetivo de utilizá-los em ferramentas analíticas passou a acarretar em maiores custos.

A opção por utilizar bancos de dados não relacionais favorece uma escalabilidade mais fácil e econômica, pois não exige um maquinário muito poderoso. Além disso, sua facilidade de manutenção proporciona uma redução na equipe. Por isso, os bancos de dados NoSQL se tornaram populares entre as grandes empresas.

Os 7 erros que podem comprometer a segurança de dados da sua empresa

5. MongoDB

MongoDB é um dos bancos de dados NoSQL mais utilizados, open source e se encontra disponível para Windows, Linux e OSX. Seu lançamento ocorreu em fevereiro de 2009 pela empresa 10gen, e sua linguagem de programação é o C++, o que garante ótima performance.

É orientado a documentos (document database) no formato JSON. Isso significa que não apresenta como restrição a necessidade de ter tabelas e colunas criadas previamente, o que permite que um documento represente toda a informação necessária no formato de um JSON.

MongoDB foi criada com Big Data em mente, e suporta escalonamento horizontal ou vertical. Usa replica sets, que são instâncias espelhadas e sharding (ou dados distribuídos), o que o torna uma excelente opção para grandes volumes de dados.

6. Redis

Outro famoso banco de dados não relacional é o Redis (Remote Dictionary Server), criado por Salvatore Sanfiippo e liberado de forma open-source em 2009. Nele, os dados são armazenados em formato de chave-valor, o que se assemelha à estrutura do Dictionary do .net e do Map do Java.

Oferece um conjunto de estruturas versáteis de dados na memória, o que permite maior facilidade na criação de várias aplicações personalizadas. É extremamente rápido, tanto para escrita como para leitura dos dados, devido ao fato de armazenar seus dados em memória.

Devido à sua velocidade e facilidade de uso, o Redis é uma escolha ideal tanto para aplicações web e móveis, como para jogos, tecnologia de anúncios e IoT, que exigem um excelente desempenho.

7. Influx DB

Criado pela empresa InfluxData em 2013. Seu principal propósito é o de armazenar os dados seguindo uma ordem cronológica. Um banco de dados de séries temporais (time series database), open source,

Trata-se de um banco de dados relacional que utiliza a linguagem SQL. Os bancos de dados time series são uma escolha para guardar dados temporais, que podem ser descritos como um ponto em uma linha do tempo.

A principal vantagem de gerar e armazenar seus próprios dados em um banco de dados temporal é a flexibilidade de armazenar qualquer tipo de informação. Os dados armazenados podem ser consultados com agilidade a qualquer momento, mesmo que as informações tenham sido registradas há muitos anos.

O MySQL não é indicado para tal fim, pois seria necessária uma query de todo o registro de dados, o que seria muito demorado para consultas de datas ocorridas há, por exemplo, mais de 10 anos. Por isso, o InfluxDB é indicado para empresas e aplicações que necessitem fazer busca por histórico.

Confira mais artigos com dicas de tecnologia e segurança de dados! Temos conteúdos novos toda semana para te ajudar!

Comentários estão fechados.