As principais características de um bom Gerente de TI

As quatro características essenciais que todo bom gerente de TI deve ter.

O gerente de TI, há alguns anos vem sendo responsável pela à área técnica, que hoje, se tornou um cargo estratégico, com lugar importante na mesa de reuniões em que as decisões da empresa são tomadas. Cada vez mais as grandes organizações têm apostado em dar mais espaço para a área de TI, e muitas delas têm feito da área de tecnologia um dos principais departamento da empresa.

A seguir, vamos citar quatro características essenciais que todo bom gerente de TI, deve ter. Boa leitura!

Características de um bom Gerente de TI

Além do conhecimento técnico, cada vez mais habilidades são valorizadas para os cargos de decisão. Entre elas, as mais valorizadas são: análise de resultados, capacidade de liderança, a curiosidade e interesse em ficar sempre atualizado. Acompanhe em detalhes cada uma dessas habilidades.

  • Pensar fora da caixa;
  • Não se prender às velhas ou incertezas;
  • Criar soluções que aproveitam a TI como fonte de vantagem competitiva

1. Liderança

Um gerente de TI, geralmente lidera equipes que lidam com pressão por resultados, cobrança pela boa execução de serviços e desenvolvimento de novas ideias. Bons gerentes podem saber lidar bem com situações e entregar projetos. No entanto, é preciso conquistar a  confiança total da sua equipe para ser um ótimo líder. Os resultados só são alcançados com eficiência, se a equipe sentir que faz parte de uma missão com um objetivo bastante claro.

E para que isso, seja possível procure entender e resolver os problemas dos seus colaboradores, tenha sabedoria ao cobrar resultados de cada um, seja parceiro e nunca deixe de ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer.

2. Na análise de resultados

Métricas de TI e metas, são dois dos principais conceitos que conduzem uma empresa. Elas servem para validar um projeto que está no caminho certo e também como um sinal para a correção de um possíveis problemas.

O gerente de TI deve saber reconhecer, por meio das métricas e gráficos, se um serviço está funcionando como deveria ou não. E o principal: saber prevenir e como agir quanto a um possível problema.

3. Ouvir seus colaboradores e clientes

Hoje o gerente de TI, é um profissional muito diferente do que ele já foi um dia. Se, há alguns anos atrás, o seu contato era apenas com as máquinas, com a valorização da área de tecnologia como um todo, agora ele passou a ter que se relacionar mais com pessoas. E isso vem com uma série de mudanças de hábito.

A principal delas é ouvir tanto os colaboradores como os clientes. Ele fica entre os profissionais que botam a mão na massa e têm observações de como melhorar o ambiente de dados da empresa, e os consumidores, que usufruem dos produtos e podem colaborar para sua melhoria. 

 4. Atualização constante

Parece óbvio, mas não custa nada lembrar: um bom gerente de TI, precisa esta sempre atualizado quando o assunto é tecnologia e pessoas. Essa questão sempre irá interferir diretamente, nos resultados que você apresentará à empresa. Através dessa atualização, que sairão novas ideias e soluções.

Outras qualidades necessárias a um gerente de TI

Há muitas outras características importantes, para uma boa em gestão de TI. Entretanto, as que listamos acima são as que mais se sobressaem, uma vez que necessitamos delas para encontrar as soluções dos problemas e manter uma relação saudável entre empregados e superiores.

Um bom gerente de TI , acima de tudo, deve traduzir a tecnologia para seus líderes de uma forma eficiente.

A partir do momento em que um profissional de TI, desenvolve e apresenta essas qualidades, sua equipe confiará na sua capacidade de liderança e na sua persistência em realizar um serviço de qualidade.  O gerente de TI deve estar sempre pronto para assumir riscos e encarar as responsabilidades dessa profissão.

Você concorda que são essas as qualidades necessárias de um gestor de TI? Sabe de outras importantes? Compartilhe sua opinião com a gente deixando um comentário! 

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