Segurança da informação: os erros mais comuns praticados pelas empresas

Segurança da informação: os erros mais comuns praticados pelas empresas

Erros e falhas na segurança da informação podem causar prejuízos imensuráveis, como desperdício de dinheiro, roubo e exposição de dados sigilosos. Em tempos de ataques e invasões cibernéticas, é preciso reforçar as proteções e defesas. A cada dia que passa, novas ameaças virtuais estão surgindo.

No início de março, o Fórum Econômico Mundial divulgou um relatório que inclui os ataques cibernéticos em uma lista de riscos globais que podem ter um impacto negativo em vários setores (e países), por um período de dez anos.

Os ataques cibernéticos são considerados o segundo risco mais preocupante que o universo dos negócios enfrentará na próxima década em todo o mundo. De acordo com a opinião dos mais de 750 especialistas e tomadores de decisão que foram consultados para a elaboração do relatório, 76,1% espera que os ataques cibernéticos aumentem em infraestrutura em 2020, e 75% aguarda um aumento nos ataques em busca de dinheiro ou dados.

É por essa razão que as companhias devem estar mais atentas no que diz respeito às falhas e descuidos, caso contrário, seus negócios serão comprometidos.

Neste post, reunimos os erros mais comuns de grandes organizações, quando o assunto é segurança da informação. Pode ser que você se identifique com alguma dessas práticas! Não se preocupe: esse será o primeiro passo para melhorar o processo dentro da sua empresa.

1. Falta de investimento em segurança da informação

O primeiro ponto a ser mencionado é o principal responsável por uma série de prejuízos nas empresas: a falta de investimentos na área de segurança da informação. Esse fato justifica-se pela falta de conhecimento da real necessidade de proteção e das consequências e prejuízos causados pelas vulnerabilidades.

Quanto mais a tecnologia evolui, novas formas de ataques e novos vírus são criados, demandando um maior investimento em diferentes ferramentas de proteção por parte das empresas.

2 . Falhas e rotina de backup

Ninguém está imune a falhas, nem mesmo as maiores corporações. Os data centers podem ficar indisponíveis e os servidores podem cair ou ser invadidos, seja qual for, esses e outros tipos de problemas podem ocorrer a qualquer momento.

Um exemplo recente que podemos citar, foi o caso do app Zoom.

Uma simples linha de código abriu a caixa de privacidade e da segurança do aplicativo de videoconferências. O comando em questão servia para que a própria empresa ativasse um kit de desenvolvimento de software ―mais conhecido pela sigla inglesa SDK― do Facebook, o que permitia que tanto a rede social como o aplicativo recolham determinados dados sem consentimento dos usuários. A empresa já consertou o erro, mas o dano está feito.

Diante disso, certifique-se de ter um bom plano de contingência. A ausência deles também está entre os principais erros de segurança da informação cometidos pelas empresas.

Basicamente, os backups permitirão a recuperação dos dados em caso de perda. O processo é rápido e pouco afeta a continuidade das operações.

Backup

A rotina de backup é muito importante para a segurança da informação. No entanto, muitos gestores só percebem tal importância quando esbarram na necessidade de realizar um restore de banco de dados. Quando isso acontece, pode ser tarde demais.

Implementar uma rotina de backup eficiente pode salvar as operações de sua empresa, como em situações de desastre natural, destruindo seus servidores, ou ataques de ramsonware, que podem sequestrar seus dados

3. Não estabelecer políticas de segurança

É necessário determinar (e documentar) qual é o conjunto de ações, práticas e técnicas relacionadas ao uso seguro dos dados.

Pense nelas com um código de conduta interno, que estabelece o que não pode ser feito em relação ao manuseio das informações. Isso é fundamental para que os colaboradores utilizem os sistemas de trabalho da forma correta.

É permitido checar o e-mail pessoal? As redes sociais estão liberadas na rede corporativa? Para quais funcionalidades as contas de administrador podem ser utilizadas?

É importante não deixar essas questões (e outras tantas) em aberto, pois a falta de controle proporciona a falsa liberdade de que a alguns funcionários podem fazer o que quiserem.

Resultando no vazamento de informações e no acesso de sites indevidos que facilitam a entrada de vírus e malwares, por exemplo.

O que achou desse artigo? Gostou? Quer saber mais sobre o tema? Confira nosso infográfico sobre os 7 erros que podem comprometer a segurança de dados da sua empresa. 

Comentários estão fechados.