O que são serviços de Monitoramento de TI? Entenda aqui!

O que são serviços de Monitoramento de TI? Entenda aqui!

É importante reforçar que o serviços de monitoramento de TI, já desempenham um grande papel estratégico na gestão de inúmeras empresas, e em uma sociedade fortemente conectada como a nossa, a tendência é de que os mercados se transforme cada vez mais com eficiência, estabelecendo processos competentes e enxutos. Neste sentido, é indispensável adotar uma gestão com foco em produtividade, para que seja possível garantir o desenvolvimento e o crescimento dos negócios.

Outro benefício da escolha do serviço, é a prevenção de  problemas e falhas no sistema da empresa.

No atual momento você precisa contar com equipe própria para cuidar dos processos de TI? Leia o nosso artigo e veja as vantagens dos serviços de Monitoramento de TI!

O que é monitoramento de serviços de TI

Monitorar, observar, analisar e perceber qualquer alteração anormal nos processos internos. Em TI, essas alterações podem indicar um sistema inoperante ou até mesmo, lentidão nos serviços disponíveis aos clientes.

Com o serviço de monitoramento apropriado, é possível agir antecipadamente, identificando riscos, e problemas específicos. Além disso, o histórico de dados recolhidos também pode ser muito útil para auxiliar na evolução de melhorias, ajustes e upgrades.

O monitoramento de TI conta com recursos visuais e gráficos, de modo que todos os indicadores e métricas sejam analisados com facilidade e transparência. Um sistema de monitoramento de redes bem estruturado possibilita a criação de alertas para determinadas contingências que podem indicar falhas e também correlacionar problemas, como itens de infraestrutura. Além disso, deve atender a muitas equipes e demandas, centralizando as informações e impedindo o uso de vários resultados, simplificando assim, toda a operação.

Entenda os objetivos

Os serviços de monitoramento de TI, são recomendados em especial para as organizações que enfrentam problemas na gerência de infraestrutura na parte de TI. Ter  uma  equipe capacitada,  profissionais  qualificados para realizar as tarefas do dia a dia no momento necessário. Seja para fazer uma upgrade de sistema ou máquina, seja para um reparo, a empresa precisa contar com especialistas para responder  às demandas requisitadas.

Veja a importância dos serviços gerenciados de TI

A gente sabe o quanto o empreendedor,  busca pelo o crescimento de seus negócios, e para isso, ele  deve contar com a sua equipe para buscar melhorias nos processos da empresa tanto no desenvolvimento de novos produtos e soluções quanto na melhoria de serviços já lançados no mercado.

Por essa razão, a empresa deve avaliar o uso dos serviços gerenciados. A clareza em transmitir  as tarefas diárias relacionadas à TI, permitindo  que você tenha, à disposição  a sua equipe, de modo que seja possível trabalhar com foco no faturamento.

Observe as vantagens no investimento

Contratar um novo colaborador, além de ser uma situação muito burocrática, traz muitos custos para a empresa, caso não seja planejado com antecedência. O investimento em um funcionário, para ocupar cargos gerenciais, apesar de parecer ser a forma mais econômica para a empresa, na prática, pode não ser.

Imagine uma companhia que contrata uma equipe para cuidar da parte técnica de TI. Além do procedimento de contratação, o empreendedor deve habilitar esses colaboradores por meio de treinamentos e cursos tornando um investimento pesado.

O problema acontece  no dia a dia da empresa. Como essa equipe é responsável por “apagar incêndios” solucionando problemas pontuais, os funcionários podem não ter uma grande demanda em alguns dias da semana. 

Ao contratar uma empresa parceira, o empresário não terá de se preocupar com as particularidades citadas acima. Como os profissionais são preparados pela empresa contratada, a equipe é dirigida  para a instituição solicitante já preparada para realizar as tarefas.

Outro benefício na contratação de uma empresa terceirizada, é o preço cobrado. Como eles são contratados pelo cliente apenas para fazer as tarefas solicitadas, o pagamento é feito somente com relação ao serviço contratado, desobrigando o negócio do pagamento de altos salários mensais.

Entenda a diferença entre outsourcing e serviços gerenciados

Quando entendemos a função realizada pelos serviços gerenciados de TI, é normal que alguns empresários  confundam as características com o já conhecido outsourcing. Para compreendermos  a diferença entre os serviços, separamos duas particularidades  abaixo:

Gestão de pessoas

No outsourcing , quando uma equipe é contratada, a empresa é quem será responsável por organizar as atividades dos funcionários, da mesma forma que um funcionário da própria companhia. A diferença é que é a empresa contratada que se responsabiliza por contratos de alocação, trocas de  funcionários e desligamento, quando o cliente não precisar mais do serviço.

A prática, porém, pode não ser efetivada. Como o colaboradores devem ser monitorados por sua equipe, para designar as atividades a serem realizadas, a ideia de lidar apenas com a parte da estratégica da empresa não será tão eficaz.

Em contrapartida com os serviços gerenciados de TI, o cliente fica responsável apenas por validar as atividades a serem realizadas, verificar que prioridades o contratado deve realizar e efetuar o feedback, se o serviço está conforme o combinado.

Isso acontece, pois a empresa prestadora de serviços passará a se encarregar por monitorar de maneira constante as tarefas do funcionário, além de buscar um upgrade nos processos.

Forma de resolver os problemas 

De maneira  semelhante ao que acontece com os colaboradores fixos, no outsourcing, a equipe só é conectada quando a empresa encontra alguma falha. Outro detalhe é em conexão com à cultura da empresa solicitante.

Como os profissionais solicitados atendem diretamente ao cliente, os colaboradores devem se ajustar às rotinas usadas pelo cliente. Na prática, essa ideia pode acabar fazendo com que o colaborador  seja cuidado como se fosse um próprio  funcionário da empresa, mesma situação que vimos acima, que não é apropriada

Por outro lado, agindo de forma criativa, os serviços administrados devem anteceder os problemas. Como o finalidade é evitar falhas, a prestadora de serviços fica encarregada por supervisionar as atividades solicitadas pelo cliente, dedicando-se a segurança das máquinas, atestando o funcionamento claro de equipamentos, como os servidores, por exemplo.

Os 7 erros que podem comprometer a segurança de dados da sua empresa.

Neste artigo, observamos que a busca pela aperfeiçoamento dos serviços, é capaz de  mostrar que o recrutamento de uma equipe interna de TI, apenas para fazer atividades cotidianas pode ser uma má estratégia para a empresa.

Por essa razão, você deve procurar uma equipe qualificada para monitorar os processos do seus negócios. Além de não precisar se preocupar com as atividades diárias dos profissionais contratados, a equipe é especializada para monitorar as funcionalidades de TI, impedindo que falhas aconteçam inesperadamente.

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