Com mais de 40 anos no mercado nacional atuando como atacado distribuidor, o Grupo Rio Vermelho conta com mais de 2.500 funcionários, 30 mil clientes ativos em diversos segmentos, ramos, e sub-ramos de atividade. Com uma sede com 50.000m² e mais três centros de distribuição com 15.000m² localizados em pontos estratégicos do país, avança na atuação em distribuição horizontal com uma frota de mais de 300 veículos próprios e mais de 100 terceirizados, posicionando-se entre os 10 maiores distribuidores atacadistas do Brasil. O Grupo atua também na área de supermercados com as redes Rio Vermelho Supermercados, além de pecuária e mercado imobiliário. O sistema Winthor é utilizado como aplicação principal e antes do projeto estava implantado em uma infraestrutura convencional de hardware não convergente de um grande fabricante do mercado.
O ambiente em que o ERP Winthor era executado apresentava inúmeros problemas de performance que impactavam os processos de negócio e operação do dia a dia, além de prejudicar os fechamentos financeiros diários e mensais. O objetivo principal do projeto foi consolidar a infraestrutura de TI para melhorar a escalabilidade e o desempenho para sustentar o ambiente atual e o crescimento da rede, evitando gargalos operacionais para a empresa. Além disso, para garantir a continuidade do negócio em caso de desatre era necessário pensar em um ambiente de Disaster/Recover.
O principal desafio desse projeto no âmbito de negócio e que fez o cliente buscar uma solução convergente e integrada como o ODA foi a melhora de performance e confiabilidade em seu ambiente além da facilidade de administração que a consolidação oferecida pelo ODA proporciona. Outra forte motivação que definiu a escolha da Oracle como a fornecedora de uma solução completa frente a outros fornecedores foi a apresentação de um Appliance voltado para ROI mas que também foca na resolução de problemas de performance. E por fim, a necessidade de um ambiente que porporcionasse a continuidade de negócio mesmo em caso de parada não programada e que foi atendido através do segundo equipamento em ambiente de Disaster/Recover.
O ambiente atual do cliente era atendido por equipamentos de arquitetura X86 convencional com 128GB de memória e 2 processadores Intel(R) Xeon(R) CPU E5-2660 @ 2.20GHz.
O ambiente proposto para atender a demanda do cliente foi de dois ODAs X7-2M (sendo um para produção e outro para DR) com 8 discos de 6.4TB NVME SSDS cada (2 discos + 6 discos de expansão) com sistema operacional Oracle Linux. A versão do banco de dados (11.2.0.4) foi mantida nesse primeiro momento, porém as licenças passaram a ser a Enterprise Edition. O método escolhido para a migração da base de dados foi o Datapump. O sizing inicial da dos dados para a operação de migração no momento do GO LIVE era de 2.2TB. O projeto teve uma duração de 2 meses do levantamento até o GO LIVE. Esse cenário foi projetado para atender as necessidades dos 700 usuários atuais (média de 1200 sessões concorrentes) e seu crescimento pelos próximos 4 anos.